Link Juice: Guia Completo E Ilustrado Para SEO

Link Juice: Guia Completo e Ilustrado para SEO

A importância do Remarketing no mercado imobiliário
10 de março de 2021
algoritmos do google
Algoritmos do Google: Conheça os 11 Mais Importantes
4 de agosto de 2021

 

Uma das estratégias que contribui para o melhor posicionamento de um site em mecanismos de buscas (como o Google), sem dúvidas, é o link juice.

É claro, há uma variedade de fatores que determinam o posicionamento de uma página e a sua performance. Quem já está familiarizado com as estratégias de marketing digital e tráfego, tais como SEO, é bem provável que conheça alguns desses fatores.

O link juice é um ponto importantíssimo que ainda acaba passando despercebido na maioria dos casos. Isso porque, há quem ainda não saiba que ele possui uma ligação indireta com os algoritmos responsáveis pelo posicionamento de uma URL.

Portanto, para tirar melhor proveito dessa opção de otimização, é essencial conhecer mais a fundo esse conceito, como usar de forma correta e quais são os benefícios proporcionados para o seu conteúdo.

 

O que é Link Juice

o que e link juice

Link juice é uma estratégia de otimização para mecanismos de buscas que direciona a autoridade de uma URL para os links incluídos na página. Por isso, o termo juice (em portugês, suco), para caracterizar essa corrente como um líquido que é escoado entre os links de uma página.

Para entender melhor: se uma página é otimizada e tem uma autoridade máxima de 100 pontos, e dentro dessa página têm 3 links, estes mesmos 100 pontos serão divididos para estes mesmos 3 links. Vale ressaltar que essa divisão é realizada independente do link ser um link interno (apontando para o mesmo domínio), um link externo (apontando para outro domínio) ou ser um link nofollow. Isso porque, mesmo que o atributo nofollow seja um “pedido” para os mecanismos não relacionarem o link com seu site, ainda assim, é um link.

A maioria das pessoas tendem a achar que essa prática serve apenas para enriquecer o texto a partir de outros conteúdos que possuem a mesma relação. Embora ainda seja pouco utilizado e conhecido, o link juice é uma prática muito eficiente que gera um impacto positivo no modo como o Google e outros mecanismos posicionam a sua página no ranking.

A analogia é que o link juice se compare a uma rede de recomendação, e os backlinks (como são chamados os links que apontam para outros sites), cada pessoa recomendando outra pessoa. Se você tem muitas recomendações e, principalmente, recomendações de “pessoas com autoridade”, talvez, você seja uma pessoa influente. Neste caso, um site influente, merecendo ser “recomendado” pelo Google.

Também é muito importante que você fortaleça essas recomendações. Ou seja, que você também inclua links externos em sua página. Pois, a inteligência artificial dos mecanismos promove a World Wide Web, e não apenas seu site. Assim, ela quer que o usuário encontre o que está procurando, seja no seu site ou em um site indicado por ele.

Dessa forma, reforçamos a importância de incluir links para conteúdos semelhantes ao conteúdo principal da página, para que essa corrente não seja quebrada. Para facilitar o entendimento: se você pesquisa um conteúdo sobre pets, porque te recomendariam um conteúdo sobre direito civil?

 

Como funciona o Link Juice

Imagine que você tem o Site A e outra pessoa, o Site B. Se ambos os sites estiverem com a otimização em dia, dentre outros fatores que contribuem para seu ranking atualizados, eles poderão ter boas posições nas buscas. Entretanto, se o Site A tiver muitos backlinks e o Site B não possuir ou tiver poucos backlinks, o Site A aparecerá na frente do Site B.

Porém, como já falamos antes, este é apenas um dos fatores. Não basta sair criando backlinks em redes sociais, plataformas digitais, comentários e afins. O link juice não funciona exatamente assim. A autoridade do site que lhe fornece o backlink, tal como o conteúdo, influenciam nesse jogo.

Sendo assim, a título de exemplo, não basta ter apenas um Site X com a keyword “link juice” linkada para este conteúdo. Para que esse fator influencie positivamente em nosso posicionamento, é necessário que todo conteúdo envolto a essa keyword seja relacionado a link juice, ou marketing digital, SEO, tráfego etc.

 

A distribuição do Link Juice

Voltando para a didática do Site A e Site B, se os backlinks do Site B estiverem relacionando somente ele, então significa que a porcentagem de Link Juice será maior, aumentando as chances do site B ter uma melhor colocação no ranking do Google, em comparação com o site A.

Por isso, um dos pontos fundamentais é estar atento quanto a distribuição do Link Juice. Sem esse outro fator, a estratégia de Link Juice também torna-se ineficiente. É preciso levar em consideração que todo link usado em um conteúdo, transfere uma parcela da autoridade da URL.

Assim, não basta apenas inserir qualquer link em sua ou outras páginas. Para que o Link Juice seja, de fato, eficaz, é preciso que tenha alguns dos seguintes atributos:

  • Relevância: o backlink deve contextualizar com o seu conteúdo e o seu conteúdo deve fornecer informações adicionais à respeito da busca que o usuário fez, sendo ambos os conteúdos relevantes para ele;
  • Rastreabilidade: algumas páginas que são bloqueadas para rastreadores através do arquivo “robot.txt” costumam ser ignoradas e, dessa forma, não geram autoridade;
  • Posição: o mais indicado é que os links estejam dentro do corpo do texto, não nas barras laterais ou rodapé;
  • Quantidade: apesar de não existir uma regra em relação a isso, quanto maior for a quantidade de links em uma página, mais diluído o link juice será;
  • Autoridade: links de sites pequenos não são tão relevantes em comparação com os de sites maiores ou de sites que possuem conteúdos com mais qualidade.
  • Formatação: links “escondidos” visualmente e com os mesmos atributos do parágrafo em que são inseridos têm menos autoridade que links destacados.

 

Relação entre link juice e keywords

keywords e link juice

A maioria das pessoas já sabem que as keywords, uma das bases do SEO, são um dos fatores mais importantes para otimização. Isto é, quanto melhor elas são utilizadas e na quantidade correta, melhor avaliado um site será para os mecanismos de busca.

Desse modo, é necessário fazer bom uso das palavras-chave durante a distribuição do link juice, fazendo o link building entre elas.

Você pode imaginar a seguinte situação: essa página fala sobre link juice e está usando estratégias de marketing de conteúdo para aumentar o seu alcance. Sendo assim, em um dos nossos posts, abordamos o assunto sobre inbound marketing, direcionando então para o link de alguma página própria ou parceira.

Existe uma série de diferentes formas para usar o link building. Entretanto, as sentenças como “clique aqui para conhecer dez dicas especiais de inbound marketing” não são ideais.

O melhor jeito de fazer link building é por meio de sentenças que contextualizem com o conteúdo, como por exemplo, “o inbound marketing é fundamental para uma estratégia completa de marketing digital”. A palavra-chave linkada para outro site fornece ainda mais autoridade para nosso conteúdo, visto que apontamos uma explicação para o termo utilizado.

 

Como melhorar o link juice?

Agora você já sabe o que é link juice, como funciona, qual sua relação com a palavra-chave e link building, certo?

No entanto, é preciso também saber como melhorar o link juice através de seus conteúdos, para que assim você possa oferecer a outras páginas ou aproveitar dessa otimização entre parcerias.

Para todos que possuem um site, é essencial saber como trabalhar entre as duas perspectivas, ou seja, para ganhar autoridade e também para aproveitar-se da autoridade de outros sites para melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

Sendo assim, veja logo a seguir algumas dicas interessantes para você melhorar e aproveitar mais do link juice.

 

Qualidade do conteúdo

link juice conteudo blog

Sem dúvida, a qualidade do conteúdo é um dos fatores mais importantes e, ao mesmo tempo, mais complicado de conseguir. Pois, se o conteúdo for irrelevante, nem a palavra-chave e os links irão salvar.

Sendo assim, é sempre importante ficar de olho em alguns parâmetros que qualificam o que é ou não um bom conteúdo, incluindo a originalidade, relevância e entrega do mesmo conteúdo que foi prometido no título.

 

Estratégias de Marketing Digital

link juice marketing digital

Para um site ter mais visibilidade, ele necessita de publicidade e investimentos em estratégias de marketing digital, isso é fato. Logo, é essencial saber valorizar o tráfego orgânico (aquele que é gerado de forma gratuita). Porém, é também de suma importância investir em anúncios e tráfego pagos para que se possa obter mais visibilidade e alcançar um público maior. Isso porque, quanto maior for a visibilidade do seu site, maior será a autoridade que ele obterá através do Google. Como consequência, a sua página terá mais autoridade para distribuir em seu link juice.

Contudo, vale lembrar que para alcançar esse nível, é preciso investir não apenas nos anúncios patrocinados, mas assim como também é fundamental explorar mais outras estratégias do marketing digital, como marcar sua presença dentro das redes sociais.

Sendo assim, quanto mais for trabalhado o destaque da sua página, mais visibilidade ela terá, melhorando o link juice.

 

Segmente o seu público-alvo

segmente o publico-alvo

Um conteúdo de qualidade é a chave para aumentar a autoridade de sua página. No entanto, não basta apenas fazer bons conteúdos e posicionar a sua página para que ganhe mais visibilidade se você não souber como segmentar de forma correta o seu público-alvo.

A segmentação está entre os parâmetros da estratégia SEO e esse ponto é importante para que a sua página alcance pessoas que realmente possam se interessar pelo conteúdo que você oferece.

Ou seja, quanto mais clara e aberta for a comunicação entre a sua página e público, mais autoridade ela poderá ganhar. Desse modo, os próprios algoritmos do Google entenderão isso como positivo e acabarão melhorando seu posicionamento. Resultando em mais autoridade, e, mais link juice.

 

Use guest posts

guest posts link juice

A troca de links é uma estratégia realizada para fortalecer a autoridade dos sites que possuem segmentos relacionados. Mas, além disso, há outros métodos, como o guest post, que gera um valor maior para outras estratégias de marketing digital. Isso porque, através dele, você pode criar um conteúdo do seu segmento, mas que será postado na página de algum parceiro.

O objetivo é aumentar a audiência do seu site, logo, por meio desse método você poderá alcançar um número maior de pessoas, tornando assim a sua página mais visível e, como você já deve imaginar, influenciando diretamente no link juice.

Por isso, a dica é manter contato com outros sites do mesmo segmento para fazer parcerias e tornar a sua autoridade de domínio ainda maior.

Ressaltamos que essa estratégia deve ser utilizada de forma minuciosa e sistemática, visto que uma troca genérica de links não é uma estratégia bem vista pelo Google.

 

Como descobrir o link juice oferecido nos seus conteúdos?

Para descobrir qual o valor real do link juice, é necessário avaliá-lo de uma maneira mais profunda. As dicas listadas anteriormente são bem necessárias e funcionam de forma eficaz. Porém, para aqueles que utilizam estratégias SEO, é mais do que importante medir o valor de autoridade do domínio fornecido.

Se você já trabalha com otimização para as páginas de busca, então já sabe que acompanhar regularmente é uma tarefa comum nesse trabalho. Pois, ao se ter maior conhecimento sobre o percentual de link juice, você poderá implementar novas melhorias, além de controlar do modo correto usando a tag “nofollow”.

Há algumas ferramentas que auxiliam a ter uma visão mais ampla e profunda sobre o funcionamento de seu link juice através de algumas métricas, como Autoridade de Domínio, Fluxo de Citação e Fluxo de Domínio. Elas auxiliam a compreender melhor como o link juice está funcionando de um modo mais geral – já que a ferramenta que apresentava estes dados, o PageRank, foi restrito ao público pela Google em 2016. Sendo assim, confira algumas ferramentas alternativas que podem sugerir essas métricas: Search Console, Ahrefs, CognitiveSEOMajestic SEOMonitor Backlinks e SEM Rush.

 

Conclusão

link juice

Em suma, o link juice é um fator que deve ser considerado por entre as páginas que desejam aumentar a quantidade de autoridade que oferecem, mas além disso, também é um ponto essencial para otimizar a posição de sua página nas pesquisas do Google e outros mecanismos.

Agora que você já conhece melhor sobre esse assunto, já poderá começar a trabalhar usando esse parâmetro em sua estratégia.

No entanto, é importante lembrar que, conquistar umas das primeiras posições nos motores de busca, não é tão fácil como a maioria costuma pensar. Isso porque, é necessário buscar o equilíbrio entre uma série de outros fatores para assim poder garantir o seu sucesso, como fizemos com a STAR Telerradiologia. Veja nesta página: Case de SEO: STAR Telerradiologia.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida em relação ao assunto? Então, não esqueça de deixar o seu comentário, ou então compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais!

 

Compartilhar!

Rodrigo Carneiro
Rodrigo Carneiro
Diretor Administrativo da Agência Skipp

1 Comment

  1. Ótimo conteúdo! Mantenha o bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato