Case De SEO: STAR Telerradiologia

Case de SEO: STAR Telerradiologia

Case de Marketing Digital para Concessionária: Nilson Autos
23 de fevereiro de 2021
secure alarmes
Secure Alarmes
11 de junho de 2019

O sonho de muitos empresários com certeza é obter o máximo de resultados sem muito custo.

O tráfego orgânico é uma estratégia contínua de SEO que requer muita dedicação e muita análise, podendo gerar muitos leads e oportunidades positivas sem custo para um negócio.

Nesse case de SEO, vamos explicar como funciona o serviço, prestado pela Agência Skipp, com detalhes e referências. O cliente que nos contratou foi a STAR Telerradiologia e o seu objetivo sempre foi atingir o maior número de pessoas através buscas relacionadas ao seu negócio.

Portanto, alguns objetivos foram definidos:

 

O princípio de todo case de SEO: otimização das principais palavras-chave

Quanto melhor a posição, mais tráfego grátis a página terá. Isso é bastante óbvio, principalmente em um case de SEO.

Segundo um estudo da Moz (empresa que possui um dos maiores e mais completos softwares de SEO do mercado internacional), o primeiro resultado de uma pesquisa em mecanismos de busca obtém 71,33% dos cliques.

Enquanto as posições dois e três, recebem 5,59% dessa atenção. As posições seis a dez, não recebem mais que 3,73% dos cliques.

Visto que o público-alvo da STAR Telerradiologia, ao pesquisar pelos serviços que são prestados, busca a palavra telerradiologia, um dos principais objetivos foi melhorar a posição dessa palavra-chave.

Assim, saltamos da 13ª posição para a “posição zero”, utilizando estratégias de otimização.

Telerradiologia foi nossa palavra-chave principal.

Todavia, é claro que é importante que a empresa cerque todas as buscas que são realizadas pelo seu público-alvo. Isto é, nos atentamos também em fazer o mesmo processo com muitas outras palavras-chave, dentre elas a biossegurança na radiologia, por exemplo.

snippet case de seo


A “posição zero” é o nome popular dado ao “snippet” do Google, uma posição que se encontra, sem qualquer custo, acima de todas as páginas, logo depois dos anúncios. Quando você realiza uma busca pelo site ou pelo Google Assistente, o Google utiliza trechos dessa página para “responder” a sua busca.


 

Análise recorrente e manutenção regular do site

Até meandros de maio de 2020, a STAR Telerradiologia ocupava o snippet. No entanto, dada uma atualização recente do Googlebot, tivemos uma grande surpresa: a página caiu algumas posições.

Atualizações do algoritmo são comuns, visto que o objetivo do Google é manter-se atualizado aos costumes dos usuários e às tecnologias a fim de entregar os melhores e mais precisos resultados.

Portanto, não foi uma situação de espanto, mas uma situação que requeria muita análise e estudo.


Googlebot é a inteligência artificial criada pelo Google para monitorar e indexar as melhores páginas para uma determinada busca com base em diversos fatores e algoritmos.


O que aconteceu? O que foi atualizado? Porque a página não estava mais na primeira colocação?

Todo profissional deve manter-se conectado e a par de todas as novidades que envolvem seu serviço.

Sendo assim, diante da situação, precisamos correr em pouco tempo para entender o que a atualização do Google trazia, em maio de 2020, que foi um dos assuntos mais comentados na comunidade de SEO deste ano.

Motivo: a atualização estava penalizando sites pesados e com carregamento lento.

Desde sempre, independente de ser um case de SEO, ter um site otimizado e ágil para a experiência do usuário fez parte do nosso processo de desenvolvimento.

No entanto, para o Googlebot, alguns milissegundos importavam.

Assim, alguns plug-ins foram desativados, uma alteração foi feita no design.

E muitas mudanças de lá e cá tiveram que ser realizadas para atingirmos uma pontuação média de 95 no Google PageSpeed Insights, como mostramos na imagem a seguir:

google page speed insight case de seo

 

Backlinks: o “boca-a-boca” dentro de um case de SEO

Outro fator que pode melhorar o melhor posicionamento de um site em buscas, num case de SEO, é o backlink.

Por sua vez, backlink é um fator externo, são os links que o site recebe de outros sites.

Se pensarmos no backlink como se fosse uma “indicação”, naturalmente recorreremos à empresa que tem mais indicações.

Isso não é tão diferente para o Googlebot, que analisa quais sites são melhores “indicados” para uma determinada busca.

Neste case de SEO, tivemos que construir mais de 400 backlinks para aumentar a relevância do site da STAR Telerradiologia.

Entretanto, vale ressaltar que a construção do backlink envolve muitas regras: naturalidade do backlink, diversidade, idade do domínio que indica, popularidade e muito mais.

backlinks case de seo

 

Criação de conteúdo, a base de um case de SEO.

Manter seus seguidores engajados e aumentar o número de visitantes frequentes é um objetivo crucial para a estratégia de SEO.

Isso porque, a cadência de publicações pode abrir portas para novas palavras-chave e ser o princípio de uma estratégia de Inbound Marketing.

Essa estratégia tem como objetivo atrair o público-alvo por meio de conteúdos relevantes.

Geralmente, não faz uma propaganda direta da empresa, mas atrai um público diversificado que busca soluções e respostas.

Portanto, SEO basicamente é como se fosse um polvo, cheio de tentáculos (braços) cada qual com seu objetivo exclusivo.

No caso da STAR Telerradiologia, a criação de conteúdo foi feita com base em diversas palavras-chave que já até mencionamos algumas anteriormente.

Foram pensadas para atingir desde buscas realizadas por pacientes até buscas realizadas por médicos e gestores de clínicas.

Os pacientes, além de gerar mais tráfego (por ser um público maior), podem gerar mais reconhecimento para a marca (tanto nas pesquisas quanto no dia a dia).

Os médicos, podem avaliar a necessidade de trabalhar em conjunto com o serviço e por fim, os gestores efetuarem a contratação dada uma determinada necessidade

Assim, neste case de SEO, trabalhamos com a criação de conteúdos desde long tail até head tail.

case de seo criação de conteúdo

 

A cereja do bolo em todo case de SEO: otimização por página

O SEO On-Page, como é conhecido, é a otimização de cada página gerada em um site.

Os fatores que impactam na otimização são inúmeros, porém, todos com sua devida importância para obter um melhor posicionamento nos resultados.

De forma bem rápida, são os fatores básicos:

  • Title tag é o título da página que aparece nas páginas de busca. Para uma boa otimização, é indispensável que a palavra-chave apareça – e de preferência no começo da title tag.
  • Meta-description ou meta-descrição é a descrição da página que aparece nas páginas de busca. A palavra-chave também deve aparecer na meta-descrição.
  • Palavras-chave nas heading tags (H1, H2, H3, e sucessivamente), assim como na url, reforçam a relevância da palavra na página.
  • Densidade da palavra-chave. Isto é, a palavra deve aparecer entre 1% a 3% do conteúdo, para reforçar sua relevância. Além disso, é importante que ela apareça nos primeiros 10% do texto para justificar o assunto.
  • Atributo Alt é um atributo alternativo para imagens, utilizado em html. Ou seja, quando uma imagem não é exibida, o atributo mostra que o campo é destinado a um imagem com determinado atributo.
  • Tamanho do conteúdo revela seu valor, sendo que conteúdos longos são obviamente mais aprofundados no tema. Lembra que falamos sobre o Googlebot indexar as melhores páginas para uma determinada busca? Esse fator é primordial.

case de seo on page analise

 

Conclusão

Explorar essa jornada junto com a STAR Telerradiologia certamente sempre foi um grande desafio para a agência Skipp.

Isso porque, ela é uma empresa digital, que atende todo território nacional.

Portanto, já dá para imaginar o tamanho da responsabilidade desse case de SEO, né?!

Enfim, é gratificante ter parceiros comprometidos e que se empenham nesses objetivos, junto conosco, como é o caso da equipe da STAR Telerradiologia.

Dessa forma, conseguimos atingir mais de 100 mil sessões (visitas com interação) nos últimos meses.

Com certeza, mantendo esse ritmo e as estratégias desse case de SEO alinhadas, outras sessões virão gratuitamente.

 

Compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato
× Fale conosco via WhatsApp