Algoritmos Do Google: Conheça Os 11 Mais Importantes

Algoritmos do Google: Conheça os 11 Mais Importantes

link juice
Link Juice: Guia Completo e Ilustrado para SEO
11 de maio de 2021

algoritmos do google


Você sabia que o Google possui alguns algoritmos que fazem de todo seu sistema o melhor mecanismo de busca do mercado?

É por causa destes “heróis” que na maioria das vezes você não precisa nem chegar na segunda ou terceira página para encontrar o que está buscando.

Também é por causa dos algoritmos do Google que os primeiros resultados convertem quase a metade de todos os cliques e tráfego orgânico em uma determinada pesquisa nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, ou Search Engine Results Page, em inglês).

Neste artigo, listamos os 11 algoritmos mais importantes do Google. Saber “conversar” com esses algoritmos pode te levar às primeiras posições do website mais visitado do mundo.

Além disso, a cada nova atualização do Google, um novo algoritmo pode surgir.

Então, conhecer os principais certamente não resultará em uma possível penalização do seu site.

 

Os algoritmos do Google são:

  1. Panda
  2. Penguin
  3. Pirate
  4. RankBrain
  5. EMD (Exact Match Domain)
  6. Hummingbird
  7. Pigeon
  8. Bert
  9. Mobile Friendly
  10. Fred
  11. Medic Update

 

O que são os algoritmos do Google?

Os algoritmos do Google são responsáveis por definir como os resultados das pesquisas serão exibidas aos usuários da ferramenta. São desenvolvidos com  Inteligência Artificial e Machine Learning (aprendizado por máquina) e classificam mais de 200 fatores em uma única página.

Isso explica a missão da empresa desde a sua fundação: organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.

Vale lembrar que existem muitas controvérsias que envolvem esses algoritmos. Isto é, não é uma ciência exata e os próprios funcionários do Google não conhecem todos os fatores que são avaliados, segundo a Wikipedia.

Entretanto, saber como eles funcionam definitivamente irá te ajudar a ter excelentes resultados – veja esse case de SEO.

 

1. Panda


panda algoritmo do google

O Panda abre nossa lista de algoritmos do Google. Não foi o primeiro deles, classificamos essa lista sugerindo o melhor entendimento para nossos leitores. A função do Panda é identificar e penalizar o posicionamento de sites com conteúdos de baixa qualidade e favorecer sites com conteúdos de boa qualidade.

 

2. Penguin


penguin algoritmo do google

Esse algoritmo do Google nasceu para penalizar o uso de técnicas como “Black Hat“. Em outras palavras: criar vários conteúdos para uma keyword ou encher de keywords em um conteúdo podem violar as diretrizes do Google.

Keyword é a tradução literal para palavra-chave. Keyword é a principal palavra ou termo de uma pesquisa.

 

3. Pirate


pirate algoritmo do google

Seu site publica muito conteúdo duplicado, copiado ou plagiado? Tome cuidado, o Pirate pode te penalizar. Ele identifica conteúdos desse tipo, mesmo se traduzidos de qualquer língua ou mesmo se estiverem muito similares. Portanto, foque em criar conteúdo próprio e de boa qualidade. Isso evita a penalização do Google e outras dores de cabeça com direitos autorais.

 

4. RankBrain


rankbrain

Talvez um dos grandes avanços e pilares de todo sucesso do mecanismo até então. O RankBrain é um algoritmo do Google baseado em machine learning. Ou seja, ele é capaz de identificar o comportamento dos usuários para determinadas buscas. Em resumo, se o Google exibe uma página com 10 resultados e os usuários começam a clicar mais no site que está na 3ª posição, a inteligência artificial irá definir que esse site é o mais apropriado para tal busca.

 

5. EMD (Exact Match Domain)


exact match domain

Sabe aquela ideia de ter um domínio com o nome exato do produto ou serviço? Esqueça. Foque na qualidade do seu conteúdo, e não no domínio. Ainda que, em casos raros, ele possa ajudar, qualidade é o pilar de uma boa estratégia de posicionamento. Esse algoritmo do Google evita que páginas com a keyword da busca no domínio recebam melhores posições somente por isso.

 

6. Hummingbird


hummingbird algoritmo do google

O Hummingbird é um algoritmo do Google que aprimora algumas funcionalidades do Panda e do Penguin em relação a sinônimos. Ou seja, se você pesquisar por “automóvel“, pode achar uma página adequada à sua busca, mas com a keyword “carro“. Entendeu? Por isso que às vezes você pode até não encontrar no site a palavra ou termo exato que pesquisou, mas que certamente é o que você procurava.

 

7. Pigeon


pigeon algoritmo do google

Esse talvez seja o mais simples de entender. O Pigeon é um algoritmo do Google que aprimora os resultados de sua busca de acordo com sua localização. Como já falamos aqui, nada disso é uma ciência exata. Então, se tiver páginas de melhor qualidade que sejam de uma empresa do outro lado do país, são elas que irão aparecer nas primeiras posições.

 

8. Bert


bert algoritmo do google

O Bert chegou para ser um braço direito do RankBrain. Isto é, com processamento de linguagem natural, ele tende a compreender melhor nossas intenções (até quando nem você sabe o que procura), entregando os melhores resultados em nossas buscas. Um exemplo bem simples: se você pesquisar “aparelho que fala com você“, os resultados serão centralizados na Alexa.

 

9. Mobile Friendly


mobile friendly algoritmo do google

Se seu site não é responsivo para todos os dispositivos, esse algoritmo do Google certamente não irá muito com sua cara. O Mobile Friendly penaliza sites não responsivos. Em outras palavras: que não se adaptam a diferentes telas e monitores. Basta tentar diminuir a janela do seu site para saber se ele é responsivo em diversos tamanhos ou acessá-lo pelo seu celular.

 

10. Fred


fred algoritmo do google

O Fred é mais uma investida do Google contra técnicas de black hat. Só que dessa vez, o algoritmo penaliza os famosos “clickbaits” – aqueles sites que exibem um título que não tem nada a ver com o conteúdo, tudo para chamar nossa atenção (e clique). Em outras palavras, se o título da página não condiz com o conteúdo, ela será penalizada nos resultados do Google.

 

11. Medic Update


medic update algoritmo do google

O “Dr. Google” já foi motivo de piadas por anos, né? O Medic Update é um algoritmo do Google que dá relevância a sites que passam informações médicas e de saúde com credibilidade, em contrapartida, penalizando sites que possam criar fake news ou informações incorretas e incoerentes. Durante toda a pandemia, foi um recurso muitíssimo utilizado pelo Google.

 

Conclusão

Tudo acontece porque essa sempre foi a visão do Google: um mecanismo que entregue o resultado perfeito para o que o usuário procura.

Por isso, novos algoritmos do Google e novas atualizações são comuns nesse grande universo.

O sonho de muitos empresários e donos de negócios de diferentes áreas com certeza é obter o máximo de resultados sem muito custo.

O tráfego orgânico é uma estratégia contínua de SEO (Search Engine Optimization, em português: otimização para mecanismos de buscas) que requer muita dedicação e muita análise, podendo gerar muitos leads e oportunidades positivas sem custo para um negócio.

Procure saber mais sobre, leia também sobre link juice.

Conte com a agência Skipp para buscar os melhores resultados (literalmente) para sua empresa ou negócio.

E não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos.

Caso contrário, nossos amigos, que citamos acima, poderão ter uma conversinha com os seus.

 

 


 

Compartilhar!

Rodrigo Carneiro
Rodrigo Carneiro
Diretor Administrativo da Agência Skipp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato