Marketing Industrial: Como Funciona O Marketing B2B

Marketing Industrial: como funciona o marketing B2B

O Marketing digital: por que sua empresa precisa estar online?
3 de julho de 2019
A importância do Remarketing no mercado imobiliário
10 de março de 2021

marketing industrial b2b

Marketing industrial são estratégias que são realizadas de uma empresa para outra. O termo nasceu a partir de estratégias realizadas em indústrias – ou com bens industriais, e foi substituído pelo termo marketing B2B (business to business).

Para entendermos o que é essa estratégia, vamos à raiz da questão.

Bens industriais são aqueles que uma indústria utiliza para produzir um produto final a partir de uma ou mais matérias-primas. A indústria é um local em que ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Por exemplo, uma fábrica de plástico injetado, ou indústria de produtos de limpeza, entre outros. Nesses estabelecimentos, operadores e máquinas são responsáveis pela produção de diversos produtos, desde moldes de plástico a produtos alimentícios, roupas, calçados, remédios e carros. Ou seja, produtos que serão vendidos para outras empresas comercializarem.

 

O que é Marketing B2B?

marketing b2b

Marketing B2B (abreviação para business to business), são estratégias para organizações ou negócios no intuito de atrair outras empresas para compra ou consumo de seus produtos ou serviços.

Por exemplo, um serviço de injeção de peças plásticas pode oferecer seus serviços a uma extensa lista de empresas que têm produtos compostos por plásticos, indo desde pequenos itens como garrafas plásticas até grandes peças automobilísticas e caixas plásticas para eletrônicos.

Esse tipo de estratégia, o marketing B2B, ainda pode educar tais empresas a promoverem os seus produtos ou serviços junto de outras organizações que, por sua vez, irão vendê-los e usá-los como componentes dos seus produtos e serviços para apoiar as suas operações.

As redes sociais são essenciais em um plano de marketing industrial. Isso porque boa parte da população, inclusive seus potenciais clientes, estão presentes nessas mídias. Além disso, grande parte do mercado consumidor também está por lá.

 

Como aplicar o marketing B2B?

tecla b2b

Nesse caso, como o processo de compra é mais racional por parte do cliente, o marketing B2B exige estratégias mais planejadas e que eduquem o potencial cliente até que ele enxergue a necessidade de usar seu produto ou serviço.

Entregar conteúdo para o usuário também é sinônimo de prever quais os dispositivos que ele usa e qual estágio do funil de vendas ele se encontra. Por exemplo, a EPLAX usa o conteúdo “Gabinete personalizado: saiba como contratar uma empresa especializada” para atrair novos clientes.

Além disso, é importante ressaltar que seu conteúdo possa ser consumido tanto em um aparelho desktop quanto mobile, e que também garanta ao fornecedor que esse conteúdo seja entregue para o público certo, na hora certa.

 

Dicas de como administrar

empreendedor fazendo calculos

Basicamente, tudo isso é também pode ser conhecido como Marketing de Conteúdo, o braço direito do Marketing B2B. Em outras palavras, é entender o consumidor e quais são as soluções que ele busca para obter resultados ao seu negócio.

Com isso, vamos supor que você seja proprietário de uma empresa de fabricação de plástico. Buscando inovar com o marketing industrial, você pode criar um guia passo a passo ou dicas de como solucionar determinado problema. O marketing B2B pode identificar os usuários que estão em um determinado estágio de compras e segmentar os anúncios para entender o momento que está relacionado à sua jornada de compra.

 

Quais os benefícios?

beneficios do marketing industrial

No Marketing Digital, um lead é um potencial cliente da sua empresa ou marca, que em algum momento demonstrou interesse na sua solução ou nos conteúdos que foram oferecidos.

Como o marketing B2B exige mais complexidade que estratégias comuns no processo de vendas, é importante ser assertivo na captação de possíveis clientes. Portanto, a estratégia de Marketing de Conteúdo é voltada no entendimento sobre quem é o seu cliente ideal e qual o melhor caminho para atingi-lo.

A partir do momento em que as pessoas se identificam com o seu posicionamento e o seu conteúdo, fica mais fácil deles se tornarem clientes fiéis, divulgando e defendendo sua empresa para outros fornecedores.

 

Coloque as dicas em prática

mesa de escritorio

Como você viu, há uma série de variáveis que precisam ser levadas em consideração para adequar suas campanhas a esse público.

Há algo básico em toda e qualquer estratégia de marketing, seja ela industrial ou não, que é a necessidade de conhecer bem seu público-alvo. Isso aparece na forma de se comunicar com ele e até na escolha dos meios para isso.

Então, não caia no erro de conduzir ações sem considerar que, do outro lado, estará também uma empresa e não um consumidor final (pessoa física). Ou seja, suas necessidades são outras, assim como os critérios que levam em conta no processo de tomada de decisão.

 


Conteúdo produzido pelo parceiro Business Connection.

 

Agência Skipp
Agência Skipp
Explore uma nova jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato